clique no botão abaixo e inscreva-se em nosso Canal no YouTube

Android: como instalar apps direto no cartão SD




Imagine o seguinte cenário: você comprou um celular com Android, abriu a Google Play Store e resolveu baixar diversos apps. Rapidamente, o espaço interno do celular simplesmente some. Só que você se toca que o aparelho tem um cartão SD com aproximadamente 4 GB de memória e ele está praticamente vazio. Por que os aplicativos não são instalados automaticamente nele?
Por padrão, o Android instala todos os aplicativos no espaço interno do aparelho celular. Algumas ROMs personalizadas contam com a função para escolher o destino de instalação de novos apps, mas, para fazer o mesmo no sistema operacional de fábrica, é necessário realizar alguns procedimentos.
Para instalar apps direto no cartão SD, você vai precisar de:

—     Java SE Development Kit (JDK) for Windows



—     Android SDK



Instale os dois programas no computador. Com tudo instalado e atualizado, é hora de preparar o celular.

1) Configurando o aparelho celular

Selecione o menu do seu Android, vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”. Dentro dessa área, escolha a opção “Desenvolvimento”.



Aqui, você deve escolher “Depuração USB”. Com isso, você poderá incluir comandos para o Android diretamente do seu computador, contanto que o aparelho esteja conectado a ele via USB.


Feito isso, é hora de instalar os drivers do seu celular no computador. Caso você não tenha os arquivos de instalação, pode checar no site oficial do aparelho.


2) Enviando comandos para o Android

Com tudo conectado, vá até a pasta onde foi instalado o Android SDK. Geralmente, o endereço é o seguinte: C:\Program Files (ou Arquivos de programas)\Android\android-sdk\platform-tools.
Dentro da pasta, abra uma janela de prompt de comando segurando a tecla SHIFT e clicando com o botão direito do mouse. Você logo verá a opção para abrir a janela. Fazendo desta maneira, o endereço da pasta já será incluído automaticamente no prompt.



Digite o comando “adb devices” na janela. Dessa forma, você poderá verificar se o seu celular está realmente conectado e disponível para a configuração. Se tudo der certo, você verá o código do aparelho nesta tela.

3) Configurando o endereço de instalação de apps

Agora que computador e celular estão conectados, é hora de realizar a mudança de endereço de instalação de aplicativos. Na janela de prompt de comando, digite o seguinte comando:

adb shell pm setInstallLocation 2


O comando deve ser incluído da maneira mostrada abaixo.



Feito isso, reinicie o seu celular. Com o aparelho já reiniciado, realize o download de um app na Google Play Store. Após terminar de baixar, vá até “Configurações” e, em seguida, “Aplicativos”.
Dentro dessa opção, escolha “Gerenciar aplicativos”. Na aba “Cartão SD”, você encontrará os aplicativos instalados no cartão de memória. Caso tudo tenha dado certo, o app que você acabou de baixar estará nessa seção.

4) Revertendo a configuração

Caso você tenha interesse em deixar o seu celular com a configuração de fábrica, basta repetir tudo até o começo do terceiro passo. Em vez de incluir o comando “adb shell pm setInstallLocation 2”, inclua o seguinte:
adb shell pm setInstallLocation 0
O número 0 representa a função de instalação de novos apps na memória interna do celular, enquanto o número 2 representa a inclusão dos aplicativos diretamente no cartão de memória.



Fonte: Tecmundo
Ja baixou o nosso APP? Não? Então clique aqui


Curta nossa página no Facebook:



Compartilhe este Artigo :

12 comentários:

  1. Caríssimo ADM! Tenho um LG Optimus L3 e405f, dual! Igualzinho ao da sua esposa, q vc deu root em outra ocasião! Dei root no meu, juntinho com vc, lá! Comprei pra ele um cartão de 8GB, e fiz a partição como no vídeo q vc passou (com MiniTool), não deu tempo de salvar nada em cartão de memória nenhum, meu celular nem ligava mais, então pra resolver resetei ele e tudo voltou ao normal. O cartão SD, deixei sem partição. Agora, eu faço força de não mexer em nenhum dos apps da LG, [mesmo os que eu não uso] indevidamente, e nem salvar eles no cartão SD, pq nunca dá certo. Oq será q deu errado nisso tudo? Fora q além disso, a memória interna tá sempre cheia! =/
    Por isso vim tentar esse procedimento! Dito e feito, deu pau no celular também, tive q desfazer, e ainda assim, vez em quando aparece mensagem de erro de algum aplicativo!
    Eu queria salvar os próximos aplicativos q eu baixar no meu cartão SD, só isso! Me ajuda com isso? Meu msn é jegatienha@hotmail.com
    Curto muito o R7Android, e tô aqui sempre pendurada, lendo as novidades! Aguardo resposta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. entao amigo Secret. Nao quero falar mal do seu smart, mas posso lhe afirmar que este smart é um osso duro de ruer mesmo. Minha esposa tem um igual e ja esta com tanta raiva que quase tacou na parede. kkkk
      Entao espere a nosso proxima video aula ou melhor o nosso proximo video nele vamos mostrar um app que pode ajudar. mas vai precisar ter root no smart. Sem root isso nao ter como funcionar mesmo.

      Excluir
  2. Não tem que dar root pra isso funcionar?

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um samsung galazy y duos. Fiz o procedimento mas não funcionou, fiz tudo certo mesmo, mas não instala por falta de espaço em disco.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um "Motorola xt390" você sabe informar-me por gentileza se esses procedimentos irá funcionar corretamente.

    ResponderExcluir
  5. Isso é possível no Android 4.1 jelly bean?

    ResponderExcluir
  6. nao consegui baixar o java se del... e o android sdk.....?????

    ResponderExcluir
  7. nao consegui baixar o java se del.... e nem o android sdk...=/ ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o mesmo problema que tenho... o programa baixa, mas por algum detalhe que tem que ser feito após baixar, não consigo dar sequência no processo... Estou quase desistindo..

      Excluir
  8. eu tb não consigo instalar o java e o sdk, e nas config>aplicativos>depuração de usb não consigo ativar

    ResponderExcluir
  9. Olá amigos sou novo aqui, estou adorando todo o site, parabéns pelo trabalho maravilhoso. Preciso de ajuda com meu ANDROID CHINÊS modelo e1108_v73_jbl1 rodando no android 2.3.6 já com root. Quero INSTALAR DIRETO NO CARTÃO SD. Fiz todos os passos desse vídeo aula, porém aparentemente os apps vão para o cartão sd, mas na verdade tenho que mover um por um dos apps para o cartão, e à medida que vão sendo movidos, mesmo assim a memória interna vai diminuindo. O que preciso fazer. Ajudem-me amigos. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  10. eu tenho um lg s7 ( ching young lee ) nome dele kkkk
    intao kkk esse celular pelo amore de Deus ...voces poderiam me dar a moral ai para arrumar o sistema trocar nao sei ....aff ....HELP (*.*)/

    ResponderExcluir

 
Support : ShowRoom Templates | ObredyTemplate | Blogger Templates
Copyright © 2012. R7Android - All Rights Reserved
Template Created by Showroom Templates Published by Templates Blogspot
Proudly powered by r7.com
Videos R7Android
facebook